Ilustração: Camilo Martins
Minha pesquisa tem por objetivo melhorar a biocompatibilidade e os sistemas dos tecidos neurais, a fim de melhor compreender e tratar as doenças neurais.
A pesquisa é fascinante porque é uma forma dos seres humanos ampliarem o conhecimento sobre si mesmos e seu ambiente, e serem mais fortes contra desastres naturais, doenças, falta de recursos… mas também contra a dominação das pessoas sobre as pessoas. Isso tem levado a oportunidades como a Internet, uma ferramenta que permite uma ampla consciência e que ajudará a construir um mundo melhor.
Hoje, as leis da física ainda não estão completas, a biologia dos corpos humano, dos animais, das plantas, dos insetos e bactérias ainda são surpreendentes.
Outras questões fascinantes também são a física e a química no corpo biológico. O vencedor do Prêmio Nobel, Sir Roger Penrose está abrindo um caminho para responder a estas inquietações, como por exemplo, com sua pesquisa sobre a conexão entre a física fundamental e a consciência humana (ou animal).
Finalmente, a ciência humana, o comportamento humano, a história e a organização da sociedade é uma grande área de pesquisa. Espero que no futuro a pesquisa científica seja transversal, onde os cientistas compartilhem e discutam seus pontos de vista muito mais livremente (sem competição). Uma pesquisa onde a inteligência coletiva seja baseada em um melhor conhecimento da singularidade uns dos outros, bem como o respeito à diversidade das pessoas, levará a ampliar a qualidade das descobertas científicas e da vida de todas as pessoas.
Nome
Gaelle Offranc Piret
Titulação
Doutora em Física
Atuação
Pesquisadora permanente no Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica, no Laboratório Braintech em Grenoble, França.
Pesquisa
Líder do projeto europeu ERC BRAIN MICRO SNOOPER, um implante mimético para baixa perturbação, estimulação estável e registro de unidades neurais dentro do cérebro.