Na Escola Sesc Nova Iguaçu, a curiosidade das crianças virou um caminho para a iniciação científica, o protagonismo e a consciência ambiental. O projeto “Um ‘por quê?’ puxa o outro” nasceu do desejo de transformar perguntas em experiências, vivências em descobertas e o território em campo de investigação.
Com foco na valorização da biodiversidade local e na sustentabilidade, partimos dos elementos fogo, terra, água e ar como uma forma de estimular interesses e fortalecer o vínculo com a natureza.
Em encontros semanais, as crianças participam de brincadeiras e vivências científicas, seguidas por momentos de síntese e construção coletiva. A cada encontro, as crianças são convidadas a explorar as ciências à sua volta com corpo, escuta e imaginação, formulando hipóteses, realizando experimentos, testando ideias e registrando suas descobertas em um diário de campo e nos mapas mentais coletivos. A participação das famílias acontece por meio dos desafios relacionados ao tema.
Por meio de um laboratório itinerante, o projeto rompe com a ideia da sala de aula tradicional, oferecendo várias dimensões onde a aprendizagem pode ser explorada de maneira inerente, respeitando a individualidade de cada criança e criando condições para que elas se tornem autoras de suas próprias descobertas.
O projeto parte da importância de uma educação vinculada aos patrimônios da Baixada Fluminense. O vínculo e o afeto com o território foram destacados por meio de um texto coletivamente construído e um gráfico, o que reforçou a necessidade de reconhecer e valorizar a Baixada Fluminense como parte fundamental no desenvolvimento das crianças. A formação com as professoras envolveu tanto a parte teórica quanto as visitas para conhecerem e valorizarem os recursos naturais e culturais da região de Nova Iguaçu, como a fauna, a flora, as tradições locais e a história do lugar. Visitamos o Pantanal Iguaçuano, a Estação de Tratamento ETA Guandu e a Fazenda São Bernardino, antiga Vila Iguaçu (área de escavação atualmente) e depois levamos as famílias e incluímos o Parque Municipal de Nova Iguaçu, o Jardim Botânico da UFRRJ de Seropédica e a Fazenda do Japonês em Tinguá.
Por projetos como esse é que o Sesc RJ é um lugar de referência para as infâncias.
Em Nova Iguaçu, temos a Educação Infantil e o Sesc +Infâncias, nosso projeto de turno inverso. O brincar é a linguagem essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Por meio de brincadeiras e convívio social, as atividades ajudam a desenvolver conhecimentos, dão autonomia, estimulam a criatividade e o reconhecimento das crianças como cidadãs atuantes na sociedade.
Saiba mais em: https://portaldaeducacao.sescrio.org.br/atuacao/infancias/