Bheatrix Bienemann é psicóloga formada pela UFRJ, Mestra e Doutora em Psicologia Clí-nica pela PUC-Rio. Atualmente é pesquisadora pós-doc e se dedica à pesquisa sobre substâncias psicodélicas e seus efeitos na saúde mental.
O QUE TE FASCINA NA SUA PESQUISA?
Sou psicóloga, atualmente pesquisadora na área da psicologia clínica e neurociências, e minha pesquisa é sobre os efeitos de psicodélicos na cognição humana. Psicodélicos são substâncias capazes de alterar profundamente a percepção, a cognição e a consciência de uma pessoa. Essas substâncias, apesar de possuírem baixa toxicidade e não causarem dependência, são amplamente criminalizadas ao redor do mundo. No entanto, diversas pesquisas foram realizadas nas últimas décadas mostrando o potencial clínico dessas substâncias no tratamento de diversos transtornos, tais como depressão, ansiedade, transtorno do estresse pós-traumático, adicção, entre outros.
A pesquisa me fascina, pois proporciona uma oportunidade singular de aprofundarmos nossa compreensão sobre o funcionamento intricado do cérebro e da mente humana. Especificamente, a pesquisa relacionada aos efeitos das substâncias psicodélicas me desperta interesse, pois essas substâncias têm a capacidade de provocar alterações profundas na percepção do “eu” ou self. A sensação de identidade pessoal, que muitas vezes é considerada fundamental para nossa existência, é dramaticamente transformada durante experiências psicodélicas. Esse debate acerca da natureza da mente e da concepção do eu tem sido objeto de reflexão por filósofos desde tempos imemoriais, sendo considerado por muitos como um verdadeiro “santo graal” das neurociências. Dessa forma, a pesquisa nessa área nos aproxima de desvendar esse mistério fundamental sobre a natureza da consciência humana e a construção do nosso senso de identidade.