Editorial

Desde a publicação da Carta da Paz Social, em 1946, o Sesc – Serviço Social do Comércio – traz em sua missão de bem-estar social perspectivas que o mantêm inovador até os dias atuais. Uma delas é orientar sua ação no contexto social, político e econômico vigente. Contextualizar o meio e o tempo fortalece as possibilidades de participação social em iniciativas cidadãs, coletivas e empáticas.

A outra perspectiva é ter a ação educativa permanente como diretriz geral básica em suas programações, voltada para a integralidade dos indivíduos. Considerando o contexto em que a pandemia do coronavírus nos colocou frente a reflexões sobre a humanidade e novas sociabilidades, é permanente a relevância da ciência e tecnologia e, sobretudo, de ações educativas que ampliem estes conhecimentos.

A Revista Humanos, nesta edição zero de lançamento, aborda o poder dos coletivos e traz, na Entrevista, as reflexões do escritor, ambientalista e líder indígena Ailton Krenak. Com uma abordagem que discute tanto sobre a experiência de ser coletivo, antes de pensar o coletivo como um conceito, quanto sobre a consciência de sermos humanos, ele nos traz reflexões sobre repensar ou vivenciar esta humanidade diante dos desafios de sociedades tão diversas e com tantas desigualdades.

A área de Educação do Sesc RJ, que atua fortemente a partir das interseções entre arte, ciência e tecnologia, deságua na iniciativa desta revista, o foco na aventura que pode ser conhecer o mundo – natural, virtual, lógico – e pensar as grandes perguntas existenciais que nos movem: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Tanto no dossiê da Drª. Giovanna Casimiro, produtora sênior de eventos na Foundation Decentraland, que aborda a perspectiva coletiva na base da tecnologia blockchain e dos metaversos, quanto na coluna que traz, a cada edição, pesquisadores de países diferentes com depoimentos sobre seus fascínios em suas pesquisas, a ideia aqui é uma boa leitura!

ANTONIO FLORENCIO DE QUEIROZ JUNIOR
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado do Rio de Janeiro