Graduado em Física com habilitação em Física Médica pela Universidade Federal do Rio de Ja-neiro (UFRJ), Mestrado em Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico pelo Instituto de Radio-proteção e Dosimetria (IRD), Vinicius da Costa Silveira é supervisor de radioproteção em Medicina Nuclear pela Comissão Nacional de Energia Nuclear.
O QUE TE FASCINA NA SUA PESQUISA?
A fascinação pela metrologia tomou conta de mim de maneira avassaladora quando dei meus primeiros passos profissionais no estágio na Rede DO’r e no Instituto de Radioproteção e Do-simetria (IRD/CNEN). Foi ali, imerso na intricada interseção entre a física médica e a metrologia das radiações ionizantes, que encontrei minha verdadeira paixão. A complexidade e a precisão exigidas na medição e controle das radiações foram desafios que me instigaram, despertando uma curiosidade insaciável. Essa experiência inicial moldou minha trajetória e me impulsionou a buscar aprimoramento constante.
Hoje, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sinto-me plenamente realizado ao aplicar meu conhecimento na calibração de instrumentos essenciais para a área de radioterapia, radio-logia médica e medicina nuclear. Cada ajuste meticuloso e cada medida precisa representam não apenas uma tarefa técnica, mas a contribuição direta para a segurança e eficácia dos pro-cedimentos médicos. Para mim, a metrologia não é apenas uma disciplina científica, é a ferra-menta que permite garantir a qualidade e a precisão nos processos que impactam diretamente a saúde e o bem-estar das pessoas. Nesse cenário desafiador, encontro não apenas um traba-lho, mas uma missão que me impulsiona diariamente a aprimorar minhas habilidades e apro-fundar meu entendimento nesse fascinante universo da metrologia aplicada à saúde.