“A criatividade é a energia que acende a inovação. Ela nos permite encontrar soluções inesperadas. A criatividade é essencial na construção do conhecimento.”
A pandemia de COVID-19 impôs ao mundo mudanças profundas. E, em meio a essa transformação global, a ciência reafirmou seu papel como farol de esperança, vital na construção de soluções em busca de um futuro melhor. A desvalorização da ciência tornou-se mais visível na pandemia, mas a lição que dela tiramos é que o conhecimento nos ajudou a enfrentar o desafio. Nesta edição da Revista Humanos, do Sesc RJ, fazemos um convite para refletirmos sobre como podemos criar um ambiente que valorize mais a ciência, a educação e a inovação.
A pandemia nos mostrou de forma inegável como a ciência é fundamental. Foi a pesquisa científica que possibilitou o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde e a compreensão do vírus que nos assolou. Por outro lado, nos últimos três anos, notamos mais a desvalorização da ciência em alguns setores da sociedade. É fundamental que aprendamos com essa experiência e coloquemos a ciência no centro de nossas preocupações, valorizando-a como um recurso precioso para a construção de um futuro melhor.
A criatividade é a energia que acende a inovação. Ela nos permite encontrar soluções inesperadas. A criatividade é essencial na construção do conhecimento. Isso começa na educação, em que devemos incentivar o pensamento crítico, a curiosidade e a imaginação. Dessa forma, as escolas têm um papel fundamental na formação de recursos humanos para enfrentar os desafios do mundo atual, estimulando o afeto pelo conhecimento.
Ao refletir sobre o tempo em que vivemos, é evidente que o mundo está em constante transformação. A tecnologia avança a uma velocidade grande, as questões ambientais se tornam cada vez mais críticas, e a sociedade passa por mudanças constantes. Nesse contexto, é fundamental olhar para o futuro com esperança e determinação. É preciso acreditar que podemos inventar um futuro mais sustentável.
Para isso, é importante valorizar a ciência, investir na educação e buscar a inovação e a criatividade. Devemos encontrar soluções para os problemas atuais. O futuro não é algo dado; é algo que podemos construir com nossas ações no presente.
Destacamos que cientistas e educadores são importantes vozes que estão trabalhando para construir o futuro que desejamos. Por meio de seus esforços, estão contribuindo para um mundo melhor. Isso porque o avanço do conhecimento nos leva a prosseguir acreditando na capacidade da humanidade de superar desafios.
Construir futuros não é uma tarefa simples, mas é uma responsabilidade que todos nós compartilhamos. É um compromisso nosso com as gerações futuras, um ato de esperança e um lembrete de que, mesmo nos momentos mais difíceis, a luz da ciência e da educação pode nos levar a um amanhã melhor. É hora de abraçar o desafio de construir um futuro que valorize cada vez mais o conhecimento.
QUEM É ELIEZER PIRES DA SILVA?
Eliezer Pires da Silva é professor do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unirio, arquivista do Arquivo Nacional e coordenador dos Programas Profissionais da área de Comunicação e Informação na Capes.